top of page

Como ser um Voluntário


Você já deve ter pensado em ser voluntário, mas muitos deixam passar este pensamento mais rápido do que chegaram a ele, 54% dos jovens brasileiros pensam ou tem vontade em fazer um trabalho voluntario, mas não tem ideia de como começar.

Eles pensam em como seria bom ajudar a resolver problemas sociais do Brasil, pensam em ser valorizados, em sentir-se útil e fazer algo diferente no dia a dia.

Muitos pensam e decidem ser voluntários em uma organização, que é uma das inúmeras possibilidades de trabalho voluntário que descreveremos aqui no decorrer do tempo.

Quando a decisão está tomada começa um caminho muitas vezes difícil e neste momento temos o grande desafio, como um pretendente a ser voluntário e como organização a receber este candidato a trabalho voluntário.

A maioria das organizações sociais no Brasil são muito pequenas, e não têm programas estruturados de voluntariado.

O não ter um programa estruturado não é o maior desafio, pois podemos ter voluntários sem um programa, mas com condições básicas para tê-los, e é isso que os candidatos a voluntários devem buscar em uma organização ou até mesmo ajuda-las a cria-las:

  • A organização deve ser legalmente constituída;

  • Descrição e local do trabalho voluntário definidos;

  • Carga horária definida do trabalho; (não existe uma determinação legal, mas minha sugestão é não exceder as 6h semanais)

  • Termo de adesão ao trabalho voluntário (existe um modelo na internet);

  • Condições mínimas de higiene, salubridade e segurança;

  • Ter um interlocutor definido para conversar sobre as atividades;

Para ter este mínimo você ao escolher uma organização deve fazer uma visita, conversar com outros voluntários, conversar com funcionários e observar o trabalho que vai desenvolver, para ter certeza de que os requisitos mínimos serão atendidos e seu desejo também.

Qualquer pessoa pode ser voluntária, independente do grau de escolaridade ou idade, o importante é ter boa vontade e principalmente responsabilidade. Existem milhares de organizações sociais espalhadas pelo país e lógico, certamente existe uma perto da sua casa ou trabalho, veja se a área de atuação da organização se está de acordo com a sua intenção de trabalho, e depois da escolha marque um dia para conhece-la pessoalmente. Se não der certo com a primeira entidade, não desista, tem muita gente precisando da sua ajuda. Tente outra vez. E se tudo der certo, ótimo! Sinta como a entidade funciona, e do que ela necessita, talvez você possa ajudar em outras áreas mais importantes e que tenham a ver com suas competências e com o tempo você poderá sugerir estas tarefas. Seja humilde. O fato de você estar ajudando os outros não significa que você será paparicado e que seu trabalho não possa ser criticado.

O trabalho voluntário exige o mesmo grau de profissionalismo que em uma empresa, se não maior, pois na maioria dos casos lidamos com pessoas.

Existem regras a seguir e não desanime se nem todos vibrarem e baterem palmas pelo seu trabalho.

E se você ainda não havia pensado nesta possibilidade de ser voluntário, vou dar um motivo para começar:

Estudo da Universidade de Michigan constatou que homens que faziam menos trabalhos voluntários eram significantemente mais propensos a morrer e que pessoas que ajudam os outros têm consistentemente melhor saúde. Oito em dez dos entrevistados afirmaram que os benefícios para a saúde retornavam quando eles se lembravam da ação feita em anos anteriores.

E aí, que tal esta força para pensar no assunto?

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page