top of page

O difícil trabalho de conciliar o tempo para o trabalho voluntário

Eu nunca escrevi sobre isto, mas percebo que é um dos temas mais importantes dentro do voluntariado. Uma das grandes “desculpas” para não se fazer um trabalho voluntário rotineiro, é a falta de tempo.

Eu tenho que concordar que o tempo realmente anda escasso, com tanta coisa nova para aprender, para quem empreende tem que ralar para vender, para quem está empregado, tem que fazer valer todo tempo para ser bem avaliado, para outros jornadas duplas entre estudo e trabalho e até tripla, quando tem que cuidar de casa e da família. Como fazer?

O tempo é igual para todos, este é o primeiro ponto.

Lógico que em cidades menores o desafio da locomoção é menor também, nas grandes cidades há as distancias, trânsito, insegurança, entre outros.

Uau com este cenário até parece que estou jogando contra. Não estou, estou sendo realista.

Portanto existem desafios a serem vencidos e para tal temos que ter criatividade, vontade e decisão de prestar um serviço voluntário.

Vou fazer uma comparação muito pertinente. Academia, todo mundo adora, via com empolgação e sempre tem tempo disponível para isso. Certo? Errado.

Grande parte não gosta de academia e tem que encaixar na agenda para conseguir frequentar. Muito bem a palavra mágica apareceu. Agenda.

Este é o instrumento que pode ajudar você a se comprometer e cumprir com o trabalho voluntário, da mesma forma que academia, tem que colocar na agenda, se policiar e realmente se comprometer, só assim para conseguir prestar trabalho voluntario com responsabilidade.

E o trabalho voluntário pede isso, responsabilidade, comprometimento, só assim será bem-feito. Não basta fazer o bem, tem que fazer bem-feito.

Aproveite o carnaval para buscar uma oportunidade. E uma dica. Se você quer conhecer um pouco mais de trabalho voluntário, o site vol.org.br tem como você se cadastrar e aguardar uma oportunidade bater a sua porta, ou melhor ao seu e-mail.

Para você que conhece ou trabalha em uma organização social também pode entrar no vol.org.br e cadastrar as oportunidades desta organização para voluntários.

 




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page